BARON SAMEDI VÉVÉ

BARON SAMEDI VÉVÉ
The Loa of BARON SAMEDI

quarta-feira, 20 de abril de 2011

UM POEMA PARA ROBERT JOHNSON

os blues deram-me à luz
luz morta quase
vida por um fio
verde de olhar
as trevas foram desafio
para voltar
a morte negar
e numa encruzilhada nascer
nu sem dinheiro
é de lá que parto primeiro
para a vida beber
é lá que me sento
sem ninguém me ver
e ganho alento
para cantar os blues
sem dor sem luz


Robert Leroy Johnson (08.05.1911 – 16.08.1038) foi um cantor e o maior guitarrista de blues. Johnson é um dos músicos mais influentes do Mississippi Delta Blues e é uma importante referência para a padronização do consagrado formato de 12 compassos para o Blues. Eric Clapton considerava Johnson "o mais importante cantor de blues que já viveu". Pelas suas inovações, músicas e habilidade com a guitarra ficou em quinto lugar no ranking dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Johnson nasceu em Hazlehurst, Mississipi.  A sua data de nascimento oficialmente aceite provavelmente está errada. Registros existentes (documentos escolares, certidões de casamento e certidão de óbito) sugerem diferentes datas entre  1909 e 1912, embora nenhum contenha a data de 1911.
Robert Johnson gravou apenas vinte e nove músicas num total de 41 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em Novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em Junho de 1937. Treze músicas foram gravadas duas vezes. As suas músicas continuam a ser interpretadas e adaptadas por diversos artistas.
Em 1938 durante uma apresentação no bar "Tree Forks" Johnson bebeu  whyski envenenado com estricnina, supostamente preparado pelo dono do bar, o qual estava enciumado por Jonhson ter flertado com sua mulher. Sonny Boy Williamson, que estava a tocar com Jonhson, havia alertado para o whisky, porém este não lhe prestou atenção. Johnson recuperou do envenenamento, mas contraiu pneumonia e morreu 3 dias depois, em 16 de Agosto de 1938, em Greenwood, Mississippi. Existem várias versões populares para sua morte: envenenamento, sífilis e assassínipo com arma de fogo. O seu certificado de óbito diz apenas "No Doctor" (Sem Médico) como causa da morte.

Um mito popular recorrente sugere que Johnson vendeu sua alma ao diabo na encruzilhada das rodovias 61 e 49 em Clarksdale, Mississippi, em troca da proeza para tocar guitarra. Este mito foi difundido principalmente porSon House, e ganhou força devido às letras de algumas de suas músicas, como "Crossroads Blues", "Me And The Devil Blues" e "Hellhound On My Trail". O mito também é descrito no filme de 1986 Crossroads e no episódio 8, da segunda temporada da série Supernatural.
Johnson é freqüentemente citado como "o maior cantor de blues de todos os tempos", ou mesmo como o mais importante músico do século xx.
Embora Johnson certamente não tenha inventado o blues (há rumores de que foi Charley Patton a primeira estrela do delta blues), que já vinha gravando 15 anos antes de Johnson, o seu trabalho modificou o estilo de execução, empregando mais técnica, riffs mais elaborados e maior ênfase no uso das cordas graves para criar um ritmo regular. 

Adapatado da Wikipédia http://pt.wikipedia.org/wiki/Robert_Johnson

Sem comentários:

Enviar um comentário

CONTACTOS DE BLASÉ

DESEJA UM PROJECTO MUSICAL DIFERENTE PARA O SEU BAR E RESTAURANTE! BLASÉ É A CHAVE!

Contactos:

* TLM: 914962004
* E-MAIL: joao_coma@hotmail.com

Seguem-se samples de sets onde se pode deleitar e escolher.

EVERYBODY DANCE Disco Boogie